quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Roséola ou Exantema súbito

Olá gente!!! É pessoal minha bebê pegou a roséola :(
Confesso que levamos um susto! Ela veio de uma semana de gripe, tomando antibióticos por causa da infecção, quando eu achei que ela estava bem, curada da gripe...começa uma febre, mas FEBRE mesmo (38,5ºC a 40ºC), fiquei desesperada porque nada passava. Tinha que ficar dando banho para conseguir amenizar. E para ajudar, a febre começou no domingo (as mães piram quando o bebê fica doente no fim de semana), e o pediatra da Gabi está de férias!

 Haaa mas não pensei duas vezes: liguei para ele mesmo assim!!!
Contei o que estava acontecendo e ele me pediu que à levasse para que pudesse dar uma olhada.
Ele olhou e tudo OK. Então ele pediu alguns exames de sangue, urina e raio x do pulmão, para não ficar nenhuma dúvida. Fizemos tudo e não deu NADA. Só a febre que não passava. Foi então que ele disse que provavelmente era viral e que depois de três dias estouraria manchinhas o corpo.

E foi assim mesmo! A febre passou e veio as manchinhas.

A roséola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, geralmente infecta crianças de 06 meses a 03 anos de vida. E a transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.
O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge manchinhas vermelhas, que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.
Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.
O diagnóstico é clínico. Por isso é difícil percebe-la bem no começo. Só se tem a certeza depois que o pior já passou.
Não há vacina contra a roséola. O tratamento é somente com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.

É muito importante manter sob controle a temperatura da criança. Seguir rigorosamente a orientação médica para administrar os medicamentos antitérmicos. Banhos mornos, quase frios, também são um recurso importante para baixar a febre que teima em subir.

Passado o susto, agora é só esperar minha lindona ficar 100%...

Bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, vou ficar muito feliz!